Casamento
CASAMENTO, INSTITUIÇÃO DIVINA
CASAMENTO
1 - Instituição divina pela qual um homem e uma mulher se unem por amor numa comunhão social e legal com o propósito de estabelecerem uma família (Gênesis 1. 27, 28 e 2.18 a 24).
2 - Ato solene de união entre duas pessoas de sexo oposto, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil. Matrimônio, enlace matrimonial.
É permanente e só pode ser dissolvido pela morte (Romanos 7.2, 3) ou, excepcionalmente, pelo divórcio (Mateus 19.3 - 9).
A CRIAÇÃO DO HOMEM
No livro de Gênesis 1.26 a 28, disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; macho e fêmea os criou.
E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
A INSTITUIÇÃO DO CASAMENTO
E disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus os trouxe ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.
Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.
Portanto, deixará o homem seu pai e sua mãe e unir-se-á à sua mulher, tornando-se os dois, uma só carne.
CASAMENTO UNIÃO INDISSOLÚVEL

